São Tomé era um sonho adiado. Um destino desconhecido para a maioria das pessoas, mas tão presente para os portugueses. As suas praias e paisagens fizeram certamente muitas capas de revistas e folhetos promocionais de agências de viagem. Esse estava longe de ser o São Tomé que eu queria conhecer. O tal sonho foi adiado até que a minha amiga…
-
-
De Sofá em Sofá pela Argélia #4: Timimoun
Timimoun. Demorei meses a atinar com este nome. A cidade vermelha representava o ponto mais a sul da nossa viagem, mas desenganem-se aqueles que pensam que este é o sul da Argélia. Para chegarmos ao “Sul Profundo” (Deep South) precisaríamos de percorrer mais 1500 quilómetros. Ficará para a próxima! Oito horas depois de sairmos de Ghardaia, quando os nossos olhos…
-
De Sofá em Sofá pela Argélia #3: Ghardaia e o Vale do M’zabe
Tínhamos pela frente a jornada mais longa até então: íamos para Ghardaia. Não é de admirar termos de percorrer tantos quilómetros (500 a partir de Biskra) para alcançar este conjunto de vilarejos perdidos no Vale do M’zab. Quando lá chegamos apercebemo-nos que não viajámos apenas no espaço, mas também no tempo. Não posso dizer que as estradas argelinas sejam particularmente…
-
De Sofá em Sofá pela Argélia #2: Constantine, Timgad e Ghoufi
Djemila, Constantine, Batna, Timgad, Ghoufi e Biskra. Até fico cansada só de enumerar tantos destinos! Um verdadeiro rodopio de lugares, restaurantes, casas e pessoas que tornaram as primeiras 48 horas da nossa roadtrip numa verdadeira aventura. Ando eu, ando eu a caminho… das ruínas! Entre o (atrasadíssimo e lentíssimo) comboio de Argel para o aeroporto, apanhar o carro, fazer compras…
-
De Sofá em Sofá pela Argélia #1: Argel
“Senhoras e senhores, o voo desta noite, com destino a Argel, terá a duração de duas horas e vinte minutos.” Ao ouvir esta frase invadiu-me um pensamento semelhante ao que tive durante a minha viagem a Marrocos. Em menos de nada a minha realidade ia mudar completamente. Aliás, a minha realidade já tinha mudado ainda antes de ter aterrado na…
-
3# Diários de Socotra: Se isto é o Paraíso, contem comigo
As religiões passaram milénios a vender um conceito intangível de paraíso quando podiam simplesmente ter dito “é como Detwah”. Simples e, quase que garanto, mais eficaz. As nossas duas últimas noites em Socotra passaram-se à beira da lagoa Detwah, lagoa essa cuja existência eu desconhecia até o nosso jipe parar à sua beira. Já a ressacar por um banho de…
-
2# Diários de Socotra: Sangue de Dragão e vida selvagem
A beleza implica sacrifício e, neste caso, acordar antes das galinhas. Com os olhos semicerrados saímos das nossas tendas, directamente para os jipes que nos iam levar até ao sopé das dunas mais altas de Arher. A partir daí era sempre a subir. Não sei se já alguma vez subiste dunas, mas é ingrato. A cada passo que se dá…
-
1# Diários de Socotra: Que lugar é este?
Socotra. Que lugar é este, desconhecido pela maioria das pessoas e um sonho para outras? Apesar de ser daquelas pessoas com uma lista interminável de viagens para “fazer em breve” Socotra nem sequer constava da lista, porque não sabia que existia! Socotra entrou na minha vida através de um vídeo no YouTube e de uma conversa numa tenda beduína no…
-
Wadi Rum: estrelas, fogueiras e grãos de areia
Star Wars, The Martian, Dune e Lawrence of Arabia têm todos uma coisa em comum: cenas filmadas no deserto Wadi Rum. Não é por acaso. A melhor palavra para descrever Wadi Rum é “Marte”. Laranja e vermelho com rochas moldadas pelo vento nas mais estranhas formas, este é o cenário que imaginamos nos contos Mil e Uma Noites. Depois de…
-
Petra: uma maravilha que se desdobra em mil
Petra leva milhões de turistas à Jordânia todos os anos. Mas quantos saberão que aquela famosa fotografia de Petra, do Treasury (Tesouro), que toda a gente tem como referência, é quase insignificante quando comparada com a dimensão real da cidade perdida? Estima-se que, até hoje, só se tenha escavado cerca de quinze porcento de Petra e que ainda haja muito…