Partidas

Como viver experiências únicas em viagem

São as pessoas que conhecemos e as experiências que vivemos que tornam as viagens inesquecíveis. Estas experiências podem ser algo tão simples como ir ao supermercado ou fazer uma caminhada num parque. Viver a realidade de outras culturas é em si uma viagem.

Este post é um conjunto de ideias para tornares as tuas viagens em experiências mais autênticas, com contacto com a cultura, natureza e pessoas do teu destino. Afinal, não se pode chamar “viajar” a ficar num resort a beber cocktails!


Desportos aquáticos e aventuras “radicais”

É um pouco irónico ter este item no topo da minha lista, visto que não sou uma pessoa muito radical. Contudo, quando comecei a pensar nalgumas das melhores experiências que alguma vez vivi em viagem veio-me imediatamente à cabeça aprender a mergulhar em Koh Tao, aprender a surfar no Sri Lanka, Black Water Rafting na Nova Zelândia e parapente em Olüdeniz.

Todas estas experiências me fizeram ver o mundo de outra forma (literalmente) e também me ajudaram a formar amizades durante as minhas viagens, tanto com outros viajantes como com os instrutores. Por isso, atira-te!


Aulas de cozinha ou de artesanato local

Durante boa parte da minha vida, toda a gente me apelidava de “esquisita” em relação à comida. Com alguma razão devo dizer. Mas quando comecei a viajar mais frequentemente e a viver noutros países, comecei a comer (quase) tudo o que me punham à frente. Acabei mesmo por desenvolver uma paixão pela cozinha de outros países e querer a aprender como se fazem pratos locais.

Quando viajo tento sempre aprender algumas receitas pelos meus amigos ou mesmo investir em aulas ou workshops de cozinha. Uma das aulas que mais gostei foi em Isfahan no Irão, foi uma noite muito bem passada onde aprendemos imenso sobre como vivem os iranianos (particularmente as mulheres) e comemos que nem uns reis, claro!

Há países com tradições muito fortes ao nível do artesanato e também é uma óptima forma de contactar uma cultura.


Aprende a língua

Eu sei que uma língua não se aprende da noite para o dia e que não é possível aprender uma língua para cada viagem que fazemos. Aprender palavras básicas como “olá”, “desculpe” ou “obrigado” já nos traz muitos sorrisos. Contudo, se estiveres a planear ficar algumas semanas ou mesmo meses num destino, aprender a língua vai-te trazer muitos amigos e boas surpresas.

Lê neste post algumas aplicações que te podem a ajudar a comunicar noutras línguas.


Vai ao supermercado e aos mercados de rua

Este é o passo mais simples e um dos meus preferidos! Os supermercados dizem muito sobre um país! Na Noruega, por exemplo, há muito poucas marcas e parece que o consumismo ainda não chegou lá. Por outro lado, Inglaterra tem todo o tipo possível e imaginário de batatas fritas com diferentes formas, sabores e cores. No Japão quase não existe fruta, mas comida já feita está por todo o lado e não é nada má!

Nos mercados de rua podes encontrar alguma da melhor comida da tua vida e muitos ingredientes estranhos que só podem ser identificados com a ajuda do Google.


A natureza chama-te

Muita da vida local acontece nos parques e nas zonas verdes das cidades. É onde as famílias vão para passear, os “atletas” vão correr e onde os casais vão namorar. Podes dar de caras com sessões fotográficas de noivados, piqueniques deliciosos ou aulas de zumba e tai-chi.

Os parques são a desculpa perfeita para fazer “people’s watching” e quiçá participar também numa destas actividades.


Desde que descobri a aplicação All Trails (e há outras semelhantes) que costumo verificar se há boas caminhadas pertos dos lugares onde estou. Já fiz tantos trilhos fantásticos através desta aplicação que fiquei fã!


Tempo

Viajar com tempo não é propriamente uma actividade que possas fazer, mas é um estilo de viagem que invariavelmente te dará experiências únicas. Escrevi este post sobre como viajar com pouco ou nenhum dinheiro onde podes ler mais sobre as vantagens de viajar com tempo e com um orçamento reduzido.

Com tempo podes usar mais transportes públicos, trabalhar nos lugares que visitas e absover a sua cultura.


Vai ao teatro, cinema e espectáculos

Dos clubes de stand-up em Nova Iorque ao teatro tradicional japonês, apoiar artistas locais não só é uma forma fantástica de praticar turismo sustentável como uma experiência alternativa ao típico itinerário turístico.

Há opera e salas de espectáculo na Europa com preços muito acessíveis e a arquitectura dos edifícios em si só já vale uma visita. Pergunta no teu alojamento por ideias e recomendações.


Explora “a noite”

Uma série da Netflix chamada “Midnight in Asia” fez-me acrescentar este ponto. A noite nas cidades pode ser o oposto do dia. Principalmente em lugares com uma cultura de trabalho muito intensa e posturas mais conservadoras, a noite é onde as pessoas se libertam.

Ruas, bares e discotecas enchem-se de gente à procura de diversão e descontração. É o Lado B de uma cultura.

Espero que estas dicas te ajudem a viver as tuas viagens ao máximo!

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

Leave a Reply

%d bloggers like this: