Inglaterra,  Viagens Curtas

De caravana por Cheddar, Exmoor e Cornwall

O Parque Nacional de Exmoor não é particularmente famoso nem em Inglaterra, nem no estrangeiro. Mas devia! Situado entre Dorset e Cornwall, dois counties bem mais badalados, o parque fica em Devon, uma região que combina praias secretas, cavalos selvagens e caminhadas costeiras sem fim.

Assim sendo, estavam reunidas as características ideais para uma roadtrip e Exmoor foi aprovado como principal destino de uma viagem de cinco dias numa pequena caravana. Parques de campismo marcados, rota escolhida e test drive feito estávamos prontos para mais uma “staycation”.

Cheddar: queijos e caminhos vertiginosos

A estrada de Buckingham (a vila, não o palácio) até Exmoor era demasiado longa para fazer num só dia, por isso decidimos pernoitar em Cheddar. Para além de ser uma terra conhecida pelo seu queijo, Cheddar é também uma maravilha da geologia.

Um bocadinho sobre o desfiladeiro de Cheddar:
O Cheddar Gorge começou a ser formado há um milhão de anos durante a última Idade do Gelo quando a água dos glaciares derreteu e formou um rio. Com o tempo, esse rio começou a esculpir a rocha calcária criando os penhascos íngremes que podes visitar hoje em dia.

Querendo aproveitar as últimas horas de sol, decidimos conduzir pelo desfiladeiro e tentar subir ao cimo para ver o pôr do sol. Não sabíamos bem por onde ir, mas reparámos numa espécie de caminhos de cabras que nos pareciam ir dar ao sítio certo. Problema: ERAM LITERALMENTE CAMINHOS DE CABRAS.

Com uma inclinação praticamente vertical e chão de gravilha, foi quase a custo da nossa vida que conseguimos chegar ao topo. Depois da Suíça já devia saber que é má ideia seguir gajos por caminhos não marcados.


Quando finalmente chegámos onde “queríamos” e já não corríamos perigo de vida apercebemo-nos que aquele nem era um sítio particularmente bom para ver o pôr do sol. Era indiscutivelmente bonito, mas mais valia termos ido pelo caminho para humanos…

Na manhã seguinte saí bem cedo do parque de campismo, desta vez sozinha, e fiz a caminhada oficial. Seis quilómetros que se fazem muito bem e, agora sim, com as melhores vistas possíveis sobre o desfiladeiro e Cheddar. Podes ver a caminhada e fazer download do ficheiro GPX aqui.


Exmoor: baías, cascatas e fogueiras

As melhores memórias que tenho de Exmoor são dos fins de tarde passados no “parque de campismo” que não era mais que uma quinta com porcos bem gordos! Não há nada mais relaxante do que jantar à beira de uma fogueira que conseguiu pegar no meio de relva molhada com um copo de vinho barato na mão.


Como fizemos inúmeras paragens nesta região, vou tentar não me alongar muito nas minhas descrições e mostrar-te os lugares mais espectaculares que visitámos.

Porlock Weir: uma cerveja à beira mar

A estrada que te leva a esta pequena aldeola (ou conjunto de casas) não será a mais apropriada para carrinhas, mas mereceu não termos desistido. Foi aqui que parámos para ver o mar pela primeira vez e sentimos que estávamos verdadeiramente de férias. Depois de uma breve caminhada pela praia de calhaus e de absorver um pouco de sol, sentámo-nos no The Ship Inn com uma cerveja na mão. Tarefa cumprida!


Lynmouth: “Temos que parar aqui!”

No caminho até ao parque de campismo, enquanto percorríamos uma das estradas mais bonitas que alguma vez fiz em Inglaterra, deparámo-nos com a vila de Lynmouth que me fez querer ir dar um pequeno passeio de reconhecimento. Sendo uma pequena vila piscatória, o melhor de Lynmouth é mesmo a sua geografia. Rodeada de penhascos, as vistas são lindíssimas tanto para que olha para terra como para o mar. A arquitectura desta zona também é muito diferente das casas de tijolo tradicionalmente inglesas.


North Devon Coast: perto do mar, longe da água

Ninguém no seu perfeito juízo vai para a costa inglesa para fazer férias de praia. Assim sendo, fizemos férias de passeios e caminhadas. Estacionámos a carrinha em Woolacombe e fizemos a caminhada até Mortehoe e ao Morte Point.


Uma caminhada por colinas, penhascos e pequenas aldeias que incluiu um piquenique de fish and chips com vista para o “Baggy Point”. Mesmo com nuvens a cor da água era de um azul transparente lindo!

Tarr Steps: mergulhando no verde

No meio de tanta praia, decidimos que também valia a pena visitar um rio! Esta ponte feita de pedregulhos é um monumento na região. A ponte em si é engraçada, mas um pouco tosca quando comparada com qualquer ponte romana!


Mas o melhor dos Tarr Steps não é a ponte em si, é tudo o que está à volta. Não é muito comum em Inglaterra encontrarmos florestas densas onde quase não se vê o céu. O trilho à beira do rio é tão relaxante que parece terapia. Nós chegámos já ao fim do dia e alguém nos ofereceu o seu ticket de estacionamento (3 pounds por dia). Também demos o nosso quando saímos, por isso pode ser que tenhas sorte!

Hartland Cornwall Heritage Coast: terra de cascatas no mar

Este pedaço de costa está cheio de coisas boas! A primeira paragem foi na Speke’s Mill Mouth Waterfall que para além de uma cascata altíssima que acaba no mar, tem uma baía com uma praia deserta onde nos sentámos a ouvir o barulho das ondas.


Não muito longe fica a Welcombe Mouth Beach com mais uma “cascata de praia” e a Hawker’s Hut, uma cabaninha de madeira, famosa por ser o lugar onde o Reverend Robert Hawker escrevia.


Valley of Rocks: A caminhada que ficou para trás

Em Inglaterra, Verão não é sinónimo de bom tempo. A caminhada do Valley of Rocks era uma das coisas que mais queria fazer no Parque Nacional de Exmoor, mas o tempo não deixou. Fica a recomendação!

Cornwall: vilas piscatórias e desapontamentos turísticos

Foi o parque de campismo Cornish Tipi Holidays que nos aliciou a ir até Cornwall. A promessa de um oásis de paz e tranquilidade no meio de um dos destinos de férias mais populares em Inglaterra.

A parte da paz e tranquilidade era só meia verdade, visto que é um lugar muito atrativo para famílias numerosas, mas o lago “privado” no meio das árvores convenceu-me e prometi a mim mesma que na manhã seguinte lá voltaria para um banho matinal refrescante sem mais ninguém!

O meu namorado duvidou da minha coragem, mas antes das oito da manhã já estava dentro de água! Gelada, é certo, mas tinha conquistado a paz e tranquilidade prometida.


Port Isaac: Alguém quer uma casa de férias?

O parque de campismo ficava ao lado de uma pequena vila pescatória chamada Port Isaac. Não fazia parte dos planos, mas as fotografias do Google convenceram-nos a ir dar uma vista de olhos e que boa ideia que foi!


Depois de uns dias mais cinzentos, o sol tinha finalmente decidido aparecer e fez toda a diferença. A água do mar era verde esmeralda e tudo era fotogénico! Demasiado cedo para nos deleitarmos com mais um Fish & Chips, fizemo-nos a estrada para o destino final antes de irmos para casa.


Tintagel & Clovely: Como fazer dinheiro fácil

Nesta viagem visitámos sítios fantásticos e todos eles gratuitos, com a excepção de alguns parques de estacionamento. Contudo, nos últimos dias parámos em “duas atracções” que me desiludiram muito por se terem tornado num parque de diversões para turistas.

Clovely é uma vila parecidíssima a todas as outras, mas é preciso pagar para entrar. Fiquei estupefacta. Claro que fomos logo embora quando percebemos, mas parece-me um conceito muito parvo.

O castelo de Tintagel percebo que seja pago, mas parecia que tínhamos chegado a Fátima: tudo estava hiper comercializado para esta atracção! A vila em si é feia, a comida é má e muito sinceramente não acho que valha a pena. Ficam aqui estas duas não recomendações.

Em geral, Inglaterra tem tudo o que uma boa roadtrip deve ter. Podes ler aqui mais sobre outras viagens que fiz no passado em Wales, Escócia e nos Cotswolds!



Dicas rápidas

Parque de campismo – Cheddar: Um parque de campismo baratinho e muito normal. Tem montes de famílias, mas lá nos arranjaram um cantinho sossegado sem miúdos à volta. É simpático, mas prefiro parques mais pequenos e acolhedores.

Parque de campismo – Exmoor: O meu parque preferido das férias. Pouca gente, hambúrgueres e ovos caseiros, vista para os porcos enquanto se lava a loiça e casas de banho como se estivesses numa casa. Perfeito!

Parque de campismo – Cornwall:
De longe o parque mais bonito, mas não o mais sossegado. Deviam fazer um Cornish Tipi holidays só para adultos! Contudo, pelo menos só para ter a experiência de uma noite é um lugar muito especial.

Alugar uma caravana: O processo de alugar uma caravana foi muito fácil através do Yescapa. Os preços em Inglaterra não são particularmente simpáticos para nada e acabámos por pagar cerca de 100€ por dia com o seguro mais completo incluído. A vantagem foi termos alugado uma caravana a GLP o que tornou as deslocações bem mais baratas.

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

Leave a Reply

%d bloggers like this: