Grécia

Zakynthos: azul mais azul não há

Mykonos e Santorini sempre foram as galinhas dos ovos de ouro da Grécia, mas o Instagram trouxe Zakynthos para a competição. A sua icónica praia entre as rochas, inacessível por terra, com um navio naufragado é a principal razão para esta fama repentina. Contudo, deixa-me que te diga que há outros lugares muito mais impressionantes e muito menos lotados em Zakynthos.

Zakynthos foi a última das “Ionian Islands” que visitámos e só tínhamos um dia para a explorar.  Não era ideal, mas depois de passarmos o teste de eficácia em Lefkada e Kefalonia estávamos prontos para o desafio final.

Assim que desembarcámos do ferry saímos disparados à primeira atracção do dia, as Blue Caves, que mesmo às oito e pouco da manhã já começavam a ter movimento.

Blue Caves: Azul Piscina

Como galinha de ovos d’ouro que é, Zakynthos está preparada para receber turistas em massa. Se queres ver uma atracção, há uma forma fácil de lá chegar. As Blue Caves, ou Grutas Azuis, estão no nordeste da ilha e são um conjunto de formações rochosas só acessíveis de barco. O nome “Blue Caves” vem da forma como água ali reflecte a luz, adquirindo uma cor que só deveria ser possível com corantes.

Tendo feito alguma pesquisar sobre a melhor foma de ver as grutas, descobri as Potamitisbros Boat Trips. Como só queríamos ver a grutas (dispensámos a Paralia Navagio) só nos custou 10€ cada.

A tour é muito curta, máximo 30 minutos, com uma paragem para nadar. Não vou dizer que foi a melhor experiência da minha vida, mas cumpre os mínimos olímpicos e se tens pouco tempo como nós é sem dúvida um boa opção. Os barcos estão sempre a sair.

Para uma experiência mais divertida e interessante podes fazer estas grutas de kayak!

Xigia Sulfur Beaches: Azul Celeste

Nas ilhas gregas as praias brotam que nem cogumelos e há sempre uma pelo caminho. Como o nome indica estas praias não têm o cheiro mais apelativo, mas não deixam de ser boas para um mergulho refrescante.

Sendo eu algo alérgica a multidões, optei pela mini praia da direita que não tinha ninguém às nove da manhã. Mergulho dado, pele seca, voltámos à estrada para atravessarmos para a mais longa viagem do dia até ao outro lado da ilha.

Myzḗthres: Azul Turquesa

De todos os “azuis” the Zakynthos, este é o mais impressionante. É daqueles lugares que um dia terá barreiras de segurança para que os turistas não se matem a tirar fotografias, mas até lá vale muito a pena. Há dois “miradouros” um mais oficial que o outro. O primeiro é muito perto do parque de estacionamento, o segundo implica uma curta e fácil caminhada de cinco ou dez minutos.

As direcções são um pouco confusas e o parque de estacionamento (é um descampado) fica perto de um ponto que podes encontrar no Google como “The largest Greek flag in the World”. A partir daí é seguir as pessoas!

Antes de seguirmos para a próxima paragem, precisávamos de almoçar e foi precisamente isso que fizemos na Taverna Argonaftes. Vista mar, comida preparada com amor e carinho num ambiente familiar, posso recomendar este pequeno restaurante, mas aviso já que não é muito rápido.

Korakonissi: Azul Tiffany

Não há nada como encontrar lugares por acaso que ultrapassam todas as tuas expectativas. Foi o caso da “praia” Korakonissi (os Gregos realmente têm jeito para nomes…). Creio que não lhe posso chamar praia já que areia nem vê-la, mas esta entrada de mar faz umas belas piscinas naturais que concentram peixinhos e outras formas de vida aquática.

Nas ilhas gregas é imperativo andar sempre com sapatos para a água. As rochas são muito bonitas, mas pouco confortáveis e uma pessoa escusa de fazer aquelas figuras ridículas quando tenta sair da água num chão só de pedras.

Se estás à procura de um sítio especial em Zakynthos, “this is it!”

Porto Limnionas Beach: Azul Profundo

Já nas horas finais do dia parámos no Porto Limnionas. Maior e mais popular que Korakonissi, fiquei contente por termos eleito a “praia” anterior como lugar para tomar banho. Porto Limnionas tem bar, café, espreguiçadeiras e um ambiente mais festivo. Um lugar que merece uma paragem fotográfica e talvez um mergulho!

Paralia Navagio: Azul Royal

Tinha chegado a hora de visitar o lugar que pôs Zakynthos no mapa: a praia do navio naufragado. O acesso à praia em si só é possível de barco, mas há um miradouro não oficial que tem uma vista magnífica sobre esta praia.

A melhor altura do dia para ver a praia Navagio é definitivamente ao meio-dia quando as cores da água estão no seu exponente máximo. Contudo, com grandes vistas vêm grandes multidões. Por essa razão decidimos ir a este miradouro perto do pôr do sol quando a praia e água já tinham sido engolidas pelas sombras.

Claro que não tínhamos o miradouro só para nós, mas penso que foi uma boa decisão. Para as melhores vistas vais ter que ir pelas rochas até ao fim do precipício. Não sei quanto mais tempo este miradouro vai estar acessível uma vez que já caíram de lá duas pessoas. Até lá, vale a pena visitar com cuidado!

Filippoi Beach: Azul Marinho

Durante as nossas férias na Grécia iniciamos uma tradição de tomar sempre um banho ao pôr do sol. Sendo esta a última oportunidade do meu amigo de o fazer (eu ainda ia para Skiathos a seguir) a tradição tinha que ser cumprida.

Saquei do Google Maps e encontrei esta praia que satisfazia os nossos requisitos. Quando lá chegámos éramos os únicos. Uma baía com água limpa e apetecível, mesmo sem sol. Foi também neste lugar, na estrada que dá acesso à praia, que vimos mais um pôr do sol magnífico para fechar o dia.

Dicas Rápidas e Figos Maduros:

Cafe snack bar restaurants Nintri”: Não precisávamos de mais provas sobre a gentileza e simpatia dos gregos, mas tivemo-las na mesma. Como ficámos num alojamento no meio do nada, começámos a procurar no Google Maps restaurantes na região. Encontrámos o Nintri por acaso, um dos poucos restaurantes abertos ali na zona. A comida era muito boa e barata e no fim quando fomos pagar os donos dos restaurante deram-nos uns figos para sobremesa. Fiquei tão contente que eles correram logo para o frigorífico para nos dar mais. Saímos de lá com um bom saco de figos e com um grande sorriso!

Alojamento: Ficámos neste Airbnb, mais pelo preço do que outra coisa. Foi o maior lugar onde ficámos, duas camas de casal e numa zona muito sossegada. Apesar do dono não falar inglês e de sermos recebidos pelos pais dele cujo inglês também é nulo, isso não afectou nada a nossa estadia que durou apenas algumas horas.

Kefalonia – Zakynthos: Lê as dicas deste post.

Zkaynthos – Continente: Usámos a Levante Ferries para fazer a viagem que liga Zakynthos a Kylini, no continente. Marquei os bilhetes através da Ferry Hoper. Se fizeres o mesmo podes levantá-los no porto, mesmo onde os barcos partem, com a tua referência. O preço para dois adultos com carro são 56€, só ida.