Grécia

Meteora: mosteiros nas nuvens e Pôr(es)-do-sol

Já se tinham passado muitas horas desde que tínhamos saído de Atenas em direcção a Meteora. De repente exclamo “tem de ser ali!”. À nossa frente erguiam-se rochas enormes, cada uma com uma forma mais peculiar que a outra. Tínhamos chegado à mítica Meteora.

Apesar de já termos um dia de viagem inteiro em cima, decidimos que íamos fazer a caminhada que liga todos os mosteiros suspensos de Meteora assim que chegássemos a Kalabaka. Restavam-nos poucas horas de sol, mas o tempo para o dia seguinte era incerto e como tal não houve descanso para ninguém!

Certamente a caminhada mais bonita da Grécia

Eu digo isto sobre muitos sítios, mas Meteora já estava, de facto, há bastante tempo na minha lista infinita de “lugares que tenho mesmo de visitar”. Encontrar-me ali no meio daquele fenómeno humano-geológico (acabei de inventar o termo) teve um gostinho especial a missão cumprida.

Perto do centro de Kalabaka há um trilho que te leva ao primeiro mosteiro: o Holy Trinity Monastery. Esta é a parte mais dura da caminhada, mas em 20 minutos estarás em frente a uma das paisagens mais bonitas da tua vida e esqueces o suor a escorrer-te pelas costas e os pulmões a implorarem por ar.

A partir daí o caminho faz-se sempre pela estrada que está salpicada com vários miradouros, cada um mais bonito que o outro. Em dias de céu limpo aconselhar-te-ia fazeres a caminhada uma vez ao nascer e outra ao pôr do sol. Nós fizemos uma vez a pé e outra de carro, ambas ao pôr do sol e vimos como a paisagem muda consoante o tempo que faz.

Deixo aqui o mapa com o caminho e os miradouros marcados que usei para me guiar. É só abrir no Google Maps e seguir caminho!


Será que todos os eremitas ortodoxos são cabras montesas?

O fascínio humano em construir teatros, templos, palácios e igrejas em lugares que parecem ser acessíveis apenas através de meios aéreos que só seriam inventados centenas ou milhares de anos depois é responsável por muitas das minhas viagens. Meteora não é excepção.

Foram os monges eremitas ortodoxos que, entre o século IX e X, encontraram nos rochedos de Meteora um lugar inóspito e sossegado para se dedicarem a uma vida de solidão e isolamento. Apenas as doações da comunidade local asseguravam a sua sobrevivência. Alguns séculos depois, um monge chamado Nilos, decidiu pôr ordem na coisa e reuniu os eremitas todos para formar uma comunidade.

Foi assim que, século após século, foram surgindo os mosteiros de Meteora até que no século XVI chegou a haver um total de 24 mosteiros, seis dos quais continuam activos até hoje.

É possível visitar todos os seis mosteiros, mas muito honestamente não acho que valha a pena. Eles são bastante parecidos entre si e muito mais impressionantes de fora do que por dentro. Depois de ter feito a minha pesquisa, decidi que visitaríamos os três mosteiros que pareciam mais promissores. São eles: The Great Meteoron, Monastery of Varlaam e Monastery of the Holy Trinity at Meteora. Se quiseres poupar dinheiro visita só o Great Meteoron.

De modo a mostrar como a igreja evoluiu muito desde o tempo dos eremitas, as mulheres têm que usar saia para entrar nos mosteiros e não aceitam cartões. Se não tiveres uma saia podes comprar um páreo “made-in-china” para te tapares. Parece que, ao contrário de ser mulher, a ganância afinal não é pecado.

Se quiseres uma vista diferente para Meteora e tiveres um carro podes ir até ao Meteora Park. Quando lá fomos parar, um pouco por acaso, parecia um espaço abandonado que já tinha visto melhores dias. Contudo, a vista panorâmica para os rochedos é espectacular.

Na primeira noite em Meteora descobrimos logo o melhor restaurante da Grécia e nunca mais quisemos outra coisa. Criativamente chamado “Meteora Restaurant” tem umas carnes de forno e guisadas de comer e chorar por mais. Só de pensar nisso fico com água na boca!

Para acabar em beleza ao lado do restaurante há uma pastelaria, Patisserie Robos, bem jeitosa com uns bolinhos muito simpáticos. A Grécia pode não fazer bem ao perímetro abdominal, mas faz bem à alma. E assim nos despedimos de Meteora.

Mais um lugar visitado, mais um sonho concretizado!


Dicas rápidas

Visitar os Mosteiros: Cada mosteiro custa 3€ para visitar e quando lá fui nenhum aceitava cartões. Como já mencionei, as mulheres devem ter os ombros tapados e ir com uma saia ou vestido comprido. Um lenço a fazer de saia também dá. Quanto aos homens, supostamente não podem ir de calções acima do joelho, mas vi muitos assim e ninguém dizia nada.

Alojamento: Ficámos no Holy Rock Hostel e não me posso queixar. Os quartos são grandes e as casas de banho são limpas. Também está perto do centro da vila, por isso é conveniente.

Supermercados: Nós não conseguimos arranjar supermercados grandes abertos por ser domingo, mas na Grécia aconselho-te a ires ao LIDL que é o único sítio com preços aceitáveis. Por alguma razão ir a supermercados na Grécia fica mais caro do que ir a restaurantes.

Transportes: De Atenas até Meteora são cinco horas de distância de comboio. É uma óptima opção caso não tenhas carro!

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

Leave a Reply

%d bloggers like this: