dollars
Estados Unidos

Como poupar numa das cidades mais caras do mundo

Nova Iorque e poupança são dois conceitos que raramente se encontram na mesma frase. Conhecida como sendo uma das cidades mais caras do mundo, não há muito a fazer para além de nos mentalizarmos que o nosso saldo bancário vai sofrer. Mas existem formas de atenuar um bocadinho a dor e aqui vão as que me deram mais jeito:

Aeroporto – cidade: Do JFK para o centro

Há um AirTrain que passa pelos vários terminais do JFK e que vai até à Jamaica Station ou Howard Beach Station. Em ambas depois podes apanhar o metro ou a LIRR para o teu destino dependendo se é Queens, Brooklyn ou Manhattan.

airtrainmap-727

O preço da combinação do AirTrain com um bilhete de metro é de 7.75 dólares e do Air Train com o LIRR é de 15 dólares (normalmente é mais rápido porque é comboio).

Estes bilhetes são comprados antes de saires da Jamaica Station e não antes de entrares no AirTrain. Há varias pessoas no local para ter ajudarem caso estejas meio à nora 🙂

MetroCard

A melhor coisa de Nova Iorque é o passe ilimitado de uma semana por 30 dólares. É o mesmo que custa um mês em Lisboa mas vai ser o teu anjo da guarda e vale a pena mesmo que estejas em NY só por 3 dias. A cidade tem um tamanho tal que é impossível não ter de usar transportes – e acredita, eu sou daquelas pessoas que se for uma hora a andar vou a pé.

Normalmente uma viagem custa 2.75 dólares, por isso com 10 viagens já estás quase a bater nos 30 e em média vais fazer umas 4 ou 6 por dia no mínimo.

O passe serve para todos os transportes, para toda a rede (excepto LIRR) e o metro funciona 24 horas por dia. Podes comprá-lo em todas a vending machines por 31 dólares (1 dólar pelo cartão) e agora também já é recarregável.

Comidinhas

Como escrevi neste post, comer em NY é caro e não há muito a fazer sobre isso. A opção mais barata vai ser sempre preparar refeições em casa com coisas compradas no supermercado e levar. Para além disso tens sempre a opção de fast food, ou seja, sítios onde não te servem e por isso não tens que dar gorjeta.

Outra dica é encheres sempre a garrafa nas casas de banho, porque as bancas que vendem água normalmente vendem-na por 3 dólares…

Museus, parque e atrações

Nova Iorque tem mil e uma coisas para ver, fazer e experimentar. E muitas delas são grátis (pelo menos durante um dia da semana). Este link tem um lista preciosa  de todos os museus que podes visitar sem pagar nada. Também tens as free walking tours onde pagas o que quiseres e para espectáculos de Broadway mais baratos existem duas aplicações: Today Tix e TKTS.

O meu top 15 de coisas a fazer em NY aqui. – a maioria é grátis!

Alojamento

Quanto à acomodação recorri ao Couchsurfing. Conselho: as pessoas de Brooklyn são muito mais fixes que as de Manhattan e têm supermercados mais perto 😀 Dumbo/Brooklyn Heights foi a zona que mais gostei.

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

Leave a Reply

%d bloggers like this: