comida japonesa takoyaki
Featured,  Japão

10 pratos Japoneses para a alma (e estômago!)

Durante anos fui a esquisitice em pessoa. Habituada às comidinhas da mãe e das avós, tudo o que saísse daquele padrão não me agradava. Entretanto cresci e comecei a experimentar pratos de outros países cada vez que ia ao estrangeiro, até que hoje em dia quase só como comida local quando viajo.

A comida Japonesa surpreendeu-me imenso. É extremamente variada – muito mais do que sushi e ramen – e, por muito simples que seja, tem sempre um sabor equilibrado e delicioso. Por isso, aqui ficam os meus 10 pratos imperdíveis numa viagem ao Japão!

Mori/Zaru Soba Noodles (frio)

Este prato frio feito com noodles de “trigo mourisco”, ou buckwheat, é famosíssimo na região de Nagano, uma vez que este tipo de trigo adora crescer nas montanhas! Os Soba noodles têm todo um ritual que eu vou passar a explicar:

  • Para a mesa vem um prato de noodles (num prato de bambu) acompanhado de um bule, um pratinho com cebolinho e wasabi e um pequeno copo com um dipping sauce, um molho;
  • Deves destapar o bule para o conteúdo ir arrefecendo. Lá dentro está a água em que os noodles foram cozidos;
  • A ideia é ir molhando os noddles frios no molho (podes ou não juntar-lhe o cebolinho e wasabi), feito de caldo de legumes, água e mirin e comendo;
  • Quando acabares os noodles, deves juntar a água do bule ao resto do molho e beber. O sabor não é mau e supostamente é óptimo para a saúde.

E é isto!

Ramen

O Ramen pode assumir diversas formas e sabores, sendo que o conceito é o de uma grande taça com uma sopa de noodles. Uma das coisas que os diferencia é a base: pode ser de miso (pasta fermentada de rebentos de soja), soja ou caldo de frango ou porco. Depois, existem vários tipos de Ramen (os noodles) uns mais finos ou elásticos e, por fim, os toppings: porco assado, bambu, alho francês, “soft boiled” egg, algas… é uma refeição rápida, fácil de encontrar e uma das comidas favoritas dos Japoneses. Não te assustes com o barulho de sucção que fazem quando sorvem o seu Ramen.

Udon Noodles

Este é o meu tipo favorito de Noodles. São feitos de farinha de trigo, brancos e mais “gordos” do que os outros. Podem ser servidos quentes ou frios, tal como os Soba. Os mais simples vêm somente num caldo quente, sem toppings, só com cebolinho. Outras variantes são acompanhadas de massa de tempura ou tempura de camarão, cenoura…

Udon com tempura

Tempura

Introduzida no Japão no século 16 por, nem mais nem menos, portugueses, esta leve massa para fritar faz a delícia de miúdos e graúdos no Japão. Muito tradicional em restaurantes de Izakaya (tapas japonesas) e como acompanhamento de Soba e Udon noodles.

Sushi

Acho que este é bastante auto explicativo. O prato japonês mais famoso do mundo é imperdível principalmente na zona de Kanazawa, conhecida por ter o melhor peixe do Japão. Muito sinceramente sempre achei que ia odiar sushi, porque uma vez comi um terrível em Lisboa já há muitos anos. Mas os meus amigos obrigara-me a provar e eventualmente o estranho entranhou-se. Se não gostas de wasabi é melhor passares a gostar, uma vez que já vem incluído.

Kanazawa Sushi

Caril Japonês

Apesar de não ser uma especiaria tipicamente japonesa, o caril está por todo o lado no japão. Acompanhado por uma dose generosa de arroz e um género de panado, podes provar este prato por 600/700 yen em várias cadeias de “fast food”.

Takoyaki

A comida de rua mais famosa do país. Bolinhas de ovo, recheadas com polvo e regadas com molhos. Em Osaka e Tóquio as barraquinhas que vendem esta delícia estão por todo o lado, é aproveitar!

Onigiri – Bolinhos de arroz

Se conheces o Doraemon ou outros desenhos animados Japoneses, deves estar familizarizado/a com os bolinhos de arroz japoneses embrulhados numa folha de algas secas. São recheados com atum, salmão, frango ou ovas de bacalhau, como tive o infortúnio de descobrir! Mas são o snack perfeito e custam cerca de 100 yen nos 7eleven, Family Mart, etc…

Gyoza (dumplings)

Originais da China, Gyoza são pequenos dumplings recheados com carne picada e couve e temperados com molho de soja, alho, gengibre e óleo de sésamo. Também são muito comuns em bares de Izakaya e vêm sempre com uma pequena taça com um dipping sauce.

Melonpan

Este pão fofo e doce com uma “capa” em estilo biscoito amanteigado tem um sabor algo agridoce para mim. O melhor que provei foi feito por um cozinheiro que tinha um restaurante no resort onde trabalhei. Infelizmente, devido a um ataque cardíaco ele morreu, mas dedico-lhe este post, pelo seu amor à cozinha e pela sua boa disposição constante.

Claro que existem muitos outros pratos deliciosos no Japão, mas estes não estão nada mal para começar! A comida e bebida é uma das partes mais importantes da cultura Japonesa, por isso é a forma perfeita de te integrares!

Itadakimasu!

Izakaya com os meus amigos franceses em Kyoto

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

One Comment

Leave a Reply

%d bloggers like this: