Irão

Como fazer o VOA (Visa On Arrival) para o Irão

Desde que o Irão assinou o acordo nuclear o processo para a obtenção de vistos é muito mais fácil do que era. Hoje em dia muitas nacionalidades podem pedir o Visa On Arrival sem terem que passar pela chatice de ir à embaixada e felizmente Portugal é um desses países.

Aqui está, passinho a passinho, o que tens que fazer para obter um.

1º Passo: completar este formulário online. Aconselho-te a fazê-lo no mínimo duas semanas antes da tua viagem para eles terem tempo de processar o pedido. Até este ponto é tudo grátis.

Presta particular atenção à parte das fotografias porque têm medidas e especificações muito precisas.

Na profissão nunca ponhas jornalista ou blogger. Não são bem vindos.

2º Passo: Verificar se o pedido foi aceite no mesmo site. Mesmo que não seja não tens que te preocupar. Li sobre muitas pessoas cujo pedido online não foi aceite (provavelmente são as fotografias) e tudo correu normalmente no aeroporto. Pode é levar mais tempo.

3º Passo: Reunir todos os documentos que precisas

São eles:

Antes da viagem:

– Passaporte válido pelo menos durante 6 meses;

– Impressão do pedido de visto online;

– Confirmação do bilhete de volta;

– Confirmação da primeira noite num hostel, hotel… Eles confirmam por isso é importante que os dados que lhes dás sejam legítimos;

– Nunca ter estado em Israel. Se tiveres algum carimbo de Israel no teu passaporte não podes entrar no Irão.

No aeroporto:

– Seguro de viagem. À saída do avião vais encontrar um pequeno escritório que vende seguros de viagem. O preço é de 14€ para 15 dias. É só pagar, assinar e eles dão-te o papel.

– Pagar o visto. O custo do visto para portugueses é de 75€.

4º Passo: Entregar tudo e esperar que te devolvam o passaporte

5º Passo: Quando te devolverem o passaporte, espera 10 minutos (para o sistema actualizar) e podes sair. Pensava que me iam dar um visto enorme e afinal é só um carimbo!

Este processo não demorou mais do que 20 ou 30 minutos e podia ter demorado menos se eu tivesse percebido que podia sair e não tinha que esperar por um visto no meu passaporte! Contudo, já ouvi relatos de pessoas que ficaram lá duas horas, mas acho que isso foi para pessoas que não tinham o formulário completo online.

A duração do visto pode ser de 14 ou 30 dias.

Lista de aeroportos onde podes pedir o VOA

IKA: Imam Khomeini Airport
TEH: Tehran Mehrabad Airport
SYZ: Shiraz International Airport
MHD: Mashhad International Airport
TBZ: Tabriz International Airport
ISF: Isfahan International Airport
KIH: Kish International Airport

Este post foi escrito em Abril de 2018. Neste género de burocracias é normal que as coisas mudem por isso verifica junto de outras fontes tudo o que está aqui escrito.

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

One Comment

Leave a Reply

%d bloggers like this: